Bem-vindo ao Químico Ciente!



Bem-vindo ao Químico Ciente!



Este blog tem como objetivo falar sobre várias curiosidades sobre a Química.Irei falar também sobre vários problemas cotidianos,que possuem soluções através da Química. Espero que gostem!

30 de mar. de 2011

Química Quântica

Química quântica é um campo especializado da química teórica, no qual aplica-se ferrramentas da mecânica quântica e teoria quântica de campos para abordar problemas em química. Visa descrever, explicar e prever o comportamento de sistemas físico-químicos microscópicos, com base no comportamento eletrônico de átomos, moléculas íons e redes cristalinas, como as relacionadas com sua reatividade. Este campo científico situa-se na fronteira entre a química e a física, e significativas contribuições tem sido feitas por cientistas de ambos os campos. Ela tem uma forte e ativa sobreposição com os campos da física atômica e física molecular, assim como com a físico-química.

                                  Teoria dos Orbitais Moleculares
A teoria dos orbitais moleculares (MO) constitui uma alternativa para se ter uma visão 
da ligação. De acordo com este enfoque, todos os  elétrons de valência têm uma influência na 
estabilidade da molécula. (Elétrons dos níveis inferiores também podem contribuir para a ligação, 
mas para muitas moléculas simples o efeito é demasiado pequeno.) Além disso, a teoria MO 
considera que os orbitais atômicos, AOs, do nível de valência, deixam de existir quando a molécula 
se forma, sendo substituídos por um novo conjunto de níveis energéticos que correspondem a novas 
distribuições da nuvem eletrônica (densidade de probabilidade). Esses novos níveis energéticos 
constituem uma propriedade da molécula como um todo e são chamados, conseqüentemente de 
orbitais moleculares.


 

Química Medicinal

A Química Medicinal é uma disciplina baseada na Química que engloba inovação; descobrimento e desenvolvimento de novas substâncias químicas bioativas (NCEs); síntese ou modificação molecular; extração, isolamento, identificação e elucidação estrutural de princípios ativos naturais de plantas, animais ou minerais; descrição das moléculas desde a sua constituição atômica (passando por relações entre a estrutura e propriedades) até suas características estruturais quando da(s) interação(ões) com alvos biológicos de interesse terapêutico; compreensão, a nível molecular, de processos bioquímicos/farmacológicos, toxicológicos e farmacocinéticos e a criação de relações entre estrutura química e atividade farmacológica (SARs).

Ela também está implicitamente relacionada com a proposição e validação de modelos matemáticos através dos estudos de relações entre a estrutura química e a atividade farmacológica e/ou toxicológica e/ou farmacocinética.
A química medicinal é, portanto, uma disciplina híbrida operando conjuntamente com outras especialidades como biofísica, biologia molecular, bioquímica, clínica médica, físico-química, fisiologia, neurobiologia, patologia, química biológica, química inorgânica, química orgânica, química quântica, etc., dentro dos aspectos trans-(sobre a inserção de um conceito em outro), multi- (sobre a co-existência de múltiplos) e interdisciplinar (sobre a necessidade de interfaces), onde todas as partes são igualmente fundamentais.
 

Química Analítica

A Química Analítica é a área de estudo da química voltada para as análises e poderá estudar a composição de amostras, ou a análise qualitativa, assim como a quantidade de determinado elemento, também chamada análise quantitativa

Os fatores que devem ser considerados quando se escolhe uma técnica de química analítica são:
  • A natureza da análise poderá ser elemental ou molecular, repetitiva ou intermitente.
  • As restrições inerentes aos materiais escolhidos, como por exemplo, a radioatividade.
  • As possíveis interferências que podem surgir na amostra quando há elementos similares juntos
  • Ordem de prioridade dos elementos que devem ser estudados.
  • A existência de equipamentos adequados para a análise de cada material
Deve-se também levar em conta:
  • Fornecimento de energia elétrica e calor disponíveis: importantes quando não há uma infra-estrutura à disposição.
  • Abastecimento de água: algumas análises químicas necessitam de água em abundância.
  • Espaço disponível: é necessário um espaço maior quando as análises despenderem vapores tóxicos ou radioatividade, por exemplo.
  • Ambiente: poluição, alterações constantes de temperatura, umidade elevada e presença de gases podem alterar a qualidade da análise.
O método será constituído das etapas abaixo:
  • Definição do problema
  • Revisão bibliográfica
  • Escolha do melhor método
  • Comprovação prática da escolha do método
Para que se possa realizar a análise da matéria escolhida dever-se-á obedecer à regras, como o cuidado para que as substâncias químicas não se alterem com o manuseio. Na prática, a química analítica trabalha com:
  • Classificação das substâncias: analisando suas características, como o grau de reatividade.
  • Medição de massa: para que o resultado seja preciso, o uso de uma balança analítica se faz necessário.
  • Filtração de precipitados: utilizando equipamentos como papel filtro e funil analítico.
Para o cálculo das análises deverá ser utilizado o valor médio, ou a média aritmética da matéria e a mediana, que consiste num resultado quando os dados se apresentam de forma crescente ou decrescente.

Química Nuclear

Química inorgânica ou química mineral é o ramo da química que estuda os elementos químicos e as substâncias da natureza que não possuem o carbono coordenados em cadeias, investigando as suas estruturas, propriedades e a explicação do mecanismo de suas reações e transformações.

Os materiais inorgânicos compreendem cerca de 95% das substâncias existentes no planeta Terra.
As chamadas "substâncias inorgânicas" que servem de foco de estudo para a química inorgânica, são divididos em 4 grupos denominados como "funções inorgânicas".São eles:
  • Ácidos
  • Bases ou hidróxidos
  • Sais
  • Óxidos

Química Industrial

A Química industrial é a área da Química que estuda os processos químicos industriais e sua evolução ao longo do tempo.

O químico industrial desenvolve produtos e novas tecnologias, buscando aperfeiçoar produtos e novas fórmulas, além de verificar a viabilidade econômica e técnica dos processos de produção e coordena a manutenção e instalação de equipamentos. O químico industrial serve a humanidade através de pesquisa, do desenvolvimento de novos processos e produtos e da instalação de plantas industriais para a fabricação de produtos químicos de utilidade para as pessoas. Aplica o conhecimento científico adquirido na melhora da qualidade de vida da humanidade.
No Brasil, a química industrial passou a expandir-se após a Revolução Industrial. Com issso o Brasil passou a explorar grandes investimentos na área da química.

A Química Industrial é primordial para o desenvolvimento da indústria. O profissional é facilmente absorvido pelo mercado, pois o químico pode atuar em qualquer indústria que se utilize de processos químicos, como combustíveis, álcool, plásticos, alimentos, metalúrgica e petroquímica.

Cabe ao químico industrial pesquisar a natureza e as propriedades de transformação das substâncias. Entre as funções desse profissional está a de zelar pela qualidade de vida da população.

Ele tem uma série de atividades. Além de desenvolver produtos novos, faz o controle de qualidade, desenvolve projetos de processamento, supervisiona a operação e a manutenção de equipamentos, além de tratar os resíduos industriais a fim de evitar danos ao meio ambiente. O químico industrial pode se envolver também com a definição da embalagem no processo de comercialização do produto até a venda.

O setor petroquímico promete crescimento. Há também boas expectativas para as consultorias ambientais, que trabalham com reciclagem de produtos e reaproveitamento de embalagens. A melhor chance para os recém-formados montarem seu negócio próprio está nessa área da Química Industrial.

16 de mar. de 2011

Diferença entre Química Industrial e Química Caseira.

A Química industrial é a área da Química que estuda os processos químicos industriais e sua evolução ao longo do tempo.
O químico industrial desenvolve produtos e novas tecnologias, buscando aperfeiçoar produtos e novas fórmulas, além de verificar a viabilidade econômica e técnica dos processos de produção e coordena a manutenção e instalação de equipamentos. O químico industrial serve a humanidade através de pesquisa, do desenvolvimento de novos processos e produtos e da instalação de plantas industriais para a fabricação de produtos químicos de utilidade para as pessoas. Aplica o conhecimento científico adquirido na melhora da qualidade de vida da humanidade.
No Brasil, a química industrial passou a expandir-se após a Revolução Industrial. Com issso o Brasil passou a explorar grandes investimentos na área da química.

A Química Caseira é aquela que você pode fazer em casa de diferentes formas como: shampoo caseiro , cremes para pele , culinária.